quinta-feira, 13 de maio de 2010

Conhecendo as Entidades - Marinheiros e Pescadores


Marinheiros e Pescadores - Eles chegam do mar e do rio, desembarcam em terra, sua alegria é contagiante, abraçam a todos, brincando sempre, com aquele jeito meio “maroto”, embriagado. São um grupo de Espíritos que trabalham na Umbanda em prol da caridade. Essas Entidades trabalham na Linha de Iemanjá e também de Oxum, que compõem o chamado “Povo da Água”. Seus conselhos e mensagens são sempre cheios de esperança e de fé. Costumam trabalhar em grupos. São fortes, pois enfrentarem guerras e mares agitados, mas também conheceram a calmaria e a bonança.
Alguns Marinheiros e Pescadores que trabalham no Templo de Umbanda Cabocla Jussara e Mãe Benedita: Martin Pescador (Mãe de Santo, Dolores D'Oxum); Zé do Mar (Médium, Ricardo).

Conhecendo as Entidades - Baianos


Baianos - a linha baiana é repleta de espíritos com grande sabedoria, firmeza nas palavras, estão sempre dispostos a ajudar os filhos de fé com seus conselhos e sua proteção. Esta linha trabalha tanto na Umbanda quanto na Quimbanda, cujo maior representante é Zé Pelintra.
Alguns Bainos que trabalham no Templo de Umbanda Mãe Benedita e Cabocla Jussara: Baiano do Pé Rachado (Mãe de Santo, Dolores D'Oxum); Severino (Médium, Ricardo); Zé do Côco (Médium, Danilo); Baiano do Cachimbo (Médium, Nelson);

Conhecendo as Entidades - Caboclo


Caboclo - Os Caboclos, na Umbanda, são entidades que se apresentam como indígenas, espíritos com um certo grau espiritual de evolução. Respeitados por todos. Geralmente se utilizam de charutos para provocar a descarga espiritual de seu médium e também do seu consulente. Alguns assoviam, outros bradam no ato da incorporação. Costumam ser bastante sérios nos seus conselhos. São considerados, portanto, grandes trabalhadores dos terreiros.
Alguns caboclos que trabalham no Templo de Umbanda Mãe Benedita e Cabocla Jussara: Cabocla Jussara, Caboclo Arco Verde (Mãe de Santo, Dolores D'Oxum); Sete Flechas (Médium, Ricardo); Tupinamba (Médium, Danilo); Pena Branca (Médium, Hermezes); Jupira (Médium, Giselly); Jurema (Médium, Karina).

Conhecendo as Entidades - Preto Velho


Preto Velho - são espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos". São entidades desencarnadas que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar do sofrimento no cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos, guias de elevada sabedoria, bondade, compaixão, mansidão, e afeto ao próximo.
Alguns Pretos-Velhos que trabalham no Templo de Umbanda Mãe Benedita e Cabocla Jussara: Mãe Benedita, Mãe Preta, Pai Kalimba, Pai João (Mãe de Santo, Dolores D'Oxum); Pai Gerônimo (Médium, Ricardo); Pai Congo (Médium, Danilo); Pai Joaquim (Médium, Hermezes); Mãe Maria (Médium, Giselly); Pai José (Médium, Nelson); Pai Arruda (Médium, Edipo); Vó Tereza; Mãe Maria Redonda (Médium, Aparecida); Vovó Candida (Médium, Edina); Vó Catarina (Médium, Karina).

Dia 13 de Maio é um dia bonito...


Dia 13 de maio de 1888, foi assinado pela Princesa Isabel a Lei Aurea que libertaria os escravos no Brasil.
E hoje, nessa data, 13 de maio, homenageamos nossos queridos Pretos-Velhos. E como manda a tradição em vários terreiros de umbanda no Brasil, hoje é um dia de festa. No terreiro "Templo de Umbanda Mãe Benedita e Cabocla Jussara" onde eu trabalho como médiun, comemoramos esse dia com pratos típicos da culinária dos escravos, como o famoso Tutu de Feijão, dentre outros pratos tradicionais. Mas uma coisa apreciada pelos Pretos-Velhos, hoje dentro do terreiro onde eu trabalho é a coca-cola, chamada por ele de: Coisa Preta.
É notável que os espíritos chamados Pretos-Velhos e dentre outros evoluem com o tempo, e se adaptam ao Presente, recebem de seus "aparelhos" uma avalanche de informações, experiências, conhecimentos, etc.
Parabêns a todos os Negros Libertos da Escravidão, aos nossos queridos Pretos-Velhos que tanto nos ajudam.

O que é a Umbanda

Umbanda é formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos váriados, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras (Candomblé).
Se dentro da Umbanda conseguimos nos religar com Deus, conseguimos tirar o véu que cobre nossa ignorância da presença de Deus em nosso íntimo, então podemos chamar nossa fé de Religião. Como mais uma das formas de sentir Deus em nossa vida, a Umbanda cumpre a função religiosa se nos levar à reflexão sobre nossos atos, sobre a urgência de reformularmos nosso comportamento aproximando-o da prática do Amor de Deus.
A Umbanda é uma religião lindíssima, e de grande fundamento e lei, baseada no culto aos Orixás e seus servidores: Pretos-Velhos, Caboclos, Baianos, Boiadeiros, Marinheiros e Pescadores, Crianças, Exus e Pombas-giras. Estes grupos de espíritos estão na Umbanda “organizados” em linhas. Cada uma delas com funções, características e formas de trabalhar bem específicas, mas todas subordinadas as forças da natureza que os regem, os ORIXÁS.